FUFS - Faculdades Unidas Feira de Santana - Bahia

Publicada em 17 de Junho de 2013

Enem 2013 - Como posso usar minha nota para entrar em uma faculdade?

vestibular.brasilescola.c

Caso: Esse é o primeiro ano que estou fazendo Enem... Fiquei um tempo afastado da escola por causa do trabalho e agora pretendo utilizar a minha nota no Enem para concluir meu ensino médio... Tenho 18 anos e estou no segundo ano... Agora a minha duvida é -Qual nota preciso tirar para pegar o diploma de ensino médio? - Como posso utilizar a minha nota para ingressar em uma universidade? Não fiz minha inscrição no Sisu, não consegui entender direito o funcionamento dele... e todos lugares que pesquiso sobre o assunto está sempre muito complicado de entender... espero obter uma resposta satisfatória...que  possa me ajudar e me explicar de forma clara.

RESPOSTA: Olá. Tudo bem? Funciona assim:

O ENEM é uma prova unificada. Todo mundo faz a mesma prova, nos dois dias. Na verdade, os conteúdos que caem são todos aqueles que são ensinados no Ensino Médio. Só depois, quando o resultado sair, é que você vai poder entrar no sistema do SISU (para entrar em uma federal) ou do PROUNI para poder se candidatar a uma vaga nas universidades privadas com bolsa. Se conseguir um bom desempenho, você decide a qual curso e universidade se candidatarem.

Além disso, os resultados do ENEM podem ser utilizados para certificação de conclusão do ensino médio. O MEC estabeleceu uma série de convênios com várias instituições certificadoras em todo o Brasil, principalmente secretarias estaduais de educação e institutos de tecnologia, que emitem o certificado de conclusão para os candidatos que tiverem bons resultados no ENEM. E como o candidato faz para conseguir essa certificação? É o seguinte: já no ato da inscrição, ao preencher o formulário, o candidato deve indicar uma instituição certificadora. Depois do ENEM, o INEP, que é o órgão que realiza a prova, envia os dados e os resultados do candidato para aquela instituição indicada e é ela quem emite o certificado de conclusão do ensino médio. Quem define se aquele resultado permite a eliminação das matérias e a certificação final é a própria instituição certificadora e não o INEP.

Há vários sites, blogs e canais no youtube com aulas de preparação para o ENEM. Essa página do Facebook compartilha várias dessas informações: https://www.facebook.com/CarreiraseProfi… Ela inclusive tem uma apostila gratuita com todas as matérias. É bem legal. Está logo no começo da página.

Neste vídeo do youtube há a divisão de como funcionam as provas e as disciplinas:

Espero ter ajudado! Um abraço e bons estudos!

Fonte(s): Yahoo Respostas

Autor(a): FUFS - COMUNICAÇÃO SOCIAL