FUFS - Faculdades Unidas Feira de Santana - Bahia

Notícias

Publicada em 22 de Maio de 2013
Share

Estresse, emagrecimento e exercícios físicos

Qualidade de Vida

A rotina corrida, a pressão no trabalho, as preocupações com a família dentre outros milhares de problemas que enfrentamos no nosso dia-a-dia, tem sido indicados como as principais causas do mal do século XXI: o estresse. 

Mas na verdade, o que é o estresse? O estresse é o esforço que  fazemos para adaptar o nosso organismo para que ele consiga enfrentar situações ameaçadoras à nossa vida e ao nosso equilíbrio interno e pode causar diferentes problemas como irritação, cansaço, baixa da imunidade, alteração do nível dos hormônios do organismo, dentre outros deixando o corpo mais suscetível a doenças infecciosas, a perda de memória e de concentração.  

O desequilíbrio hormonal produzido em situação de estresse faz com que seja aumentada a produção de uma substância chamada cortisol. Essa substância é responsável por aumentar a ansiedade, a produção de células de gordura e ainda por dificultar a queima de gorduras já existentes. Além disso, com o aumento da ansiedade o indivíduo tende a encontrar na comida um refúgio para saciar a sensação de falta de prazer causada pela redução de serotonina no organismo durante os períodos de estresse (serotonina: substancia responsável pela sensação de bem-estar e controle do sono e do apetite). Dessa forma todo esse sistema se torna um ciclo vicioso que tem como conseqüências emocionais o aumento do estresse e a frustração e como consequências físicas o aumento do peso e o aparecimento de problemas digestivos.

A prática de exercícios físicos tem um papel fundamental na redução do estresse e de suas conseqüências para o organismo, pois aumenta os níveis de serotonina aumentando consequentemente o bem-estar. Além disso, ao se exercitar aumenta-se o gasto calórico reduzindo a quantidade de gordura acumulada. Atividades físicas como o Ioga melhora a concentração e aumenta a sensação de relaxamento, atividades de lutas como o boxe extravasam as energias acumuladas reduzindo o estresse, exercícios em água relaxam o corpo reduzindo as tensões musculares, esses são apenas alguns dos exemplos que podemos citar dentre tantas outras modalidades que podem ser experimentadas.

Ter uma alimentação de qualidade e em baixa quantidade também favorece o bem estar, reduz o estresse e favorece o emagrecimento ajudando a prevenir diversas doenças.

Optar por ter uma vida com menos estresse significa deixar lado hábitos que vão fazer mal para o organismo e adotar hábitos que vão fazer bem para a saúde. A redução do estresse atualmente é um dos principais objetivos de pessoas que querem ter melhor qualidade de vida e maior emagrecimento. Para isso, melhorar alimentação, praticar alguma modalidade de exercícios físicos regularmente, ter momentos de lazer e cuidar da mente são itens indispensáveis para se colocar na rotina. Dessa forma, previne-se o estresse e favorece o emagrecimento e o envelhecimento saudável e com qualidade de vida. Mas para isso é importante manter o foco e não desistir dos objetivos.

 

Leia também:
  1. O benefício dos exercícios físicos para se envelhecer com saúde
  2. Exercícios físicos emagrecem?
  3. Sem desculpas – existe tempo para os exercícios físicos
  4. Vício em exercícios físicos ilude praticantes
  5. Estresse pode afetar a pele

FONTE: +Qualidade de Vida



Autor(a): FUFS

 

Leia Também

 

 

   

Portaria Ministerial nº 1.400 de 23/11/2012, DOU de 26/11/2012

FUFS - Faculdades Unidas Feira de Santana - Todos os direitos reservados
Credenciada pela Portaria Ministerial nº 1.400 de 23/11/2012, DOU de 26/11/2012
Av. Getúlio Vargas, n.º 3.347 - Santa Mônica, CEP: 44.077-005
Feira de Santana – Bahia – E-mail: fufsfeira@gmail.com
Tel : (75) 3022.7267 / 3211.7362 / 3211.7364 / 3211.7365